UMA ESCOLA CURIOSA...
PUBLICO ALVO: 2º ANO INICIAL
JUSTIFICATIVA
Levando em conta a curiosidade presente nessa faixa etária, e aproveitando
o interesse pelas revistas Recreio e Ciência hoje desenvolveremos um almanaque
de curiosidades sobre a escola.
OBJETIVOS:
• Selecionar e organizar
informações;
• Apropriar-se das
características do gênero informativo;
• Escrever textos
informativos a partir das pesquisas realizadas
Socializar informações
adquiridas nas pesquisas realizadas;
• Ampliar conhecimento;
• Conhecer algumas fontes
informações históricas, iniciando aprendizagem de pesquisa.
ETAPAS PREVISTAS
1º TRIMESTRE
• Familiarizar as crianças
com o portador e os gêneros cabíveis;
2º TRIMESTRE
Todas as entrevistas foram produzidas de forma
coletiva e cada turma teve um foco diferente, sendo que a turma do 2º ano A
entrevistou funcionários antigos, 2º ano B ex alunos e uma ex aluna da patrona
de nossa escola e o 2º ano C focou seu trabalho nos alunos que estudam hoje em
nossa escola.
• Desenvolver procedimento
de socialização das informações
3º TRIMESTRE
• Organizar as informações
coletadas;
• Estudar o portador
“Almanaque” e socializar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
Como conteúdo
para nosso blog, focamos no entorno de nossa escola e curiosidades dos pontos
de referência mais próximos. Para isso utilizamos o Google Earth para passear
no entorno, trabalhando o conceito de mapas, pontos de referência,
localização, noção de tempo e distância.
Organizamos
um estudo de meio no entorno para verificar aquilo que estudamos em livros e no
computador.
MONTAGEM DA MAQUETE UTILIZANDO
LEGO
Os alunos montaram jogos de percurso, sobre suas descobertas do
entorno do Kazue que no dia da mostra cultural ficou disponível para as crianças jogarem com seus pais.
Localizando no mapa
Em pesquisas
nos materiais antigos da escola os alunos descobriram que existia uma pasta com
várias reportagens sobre nossa escola, e eles mesmos foram alvo de uma quando
realizaram seu passeio no entorno da escola o que originou o mural Kazue na
mídia e postamos no blog as reportagens mais antigas.
O Mural você sabia, foi feito com as descobertas dos alunos em
entrevista com os funcionários da escola.
No laboratório de informática deixamos disponível o Blog e fizemos
uma sessão no telão para explicar para os pais
como o trabalho foi desenvolvido.
Ficou disponível nas mesas
alguns álbuns de fotografias antigas de
nossa escola para apreciação.
Em outra sala os alunos apresentaram suas descobertas e que
acabaram se transformando em textos coletivos.
PRODUTO FINAL:
Mostra Cultural;
Blog feito pelos alunos, com os dados coletados na pesquisa.
A VIDA NO TERRÁRIO
Ao
realizarmos a leitura do livro "A primavera da lagarta de Ruth Rocha"
despertamos nos alunos alguns questionamentos sobre a forma que vivem os
insetos nos jardins, como se alimentam, e principalmente sobre as mudanças que
ocorriam com a lagarta até se transformar borboleta.
Surgiu então a ideia de montarmos
um terrário, para podermos acompanhar a vida de uma lagarta.
Os Alunos estão fazendo as filmagens e fotografias dos momentos
interessantes, a medida que as dúvidas sobre os acontecimentos no terrário vão surgindo fazemos pesquisa na internet e o registrando em textos coletivos, para só então postar no blog.
nossoterrario.blogspot.com.br
SARAU DE POESIAS
Realizamos uma roda de conversa com os alunos para discutir a importância da leitura com fluência e que podemos utilizar a leitura para momentos de diversão e descontração.
Apresentamos então, alguns poetas infantis como ( José
Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Sérgio Caparelle, Manoel
Bandeira) livros que temos em nossa biblioteca, exploramos o carrinho de leitura e incentivamos o empréstimo de livros de poesia.
Nos trinta minutos iniciais de nossas aulas os alunos realizavam leituras de poesia em nossa mala literária, que é uma mala que deixamos na sala de aula e os alunos podem escolher o livro que querem ler. Seguindo um lista realizada junto com os alunos todo dia dois alunos realizavam a leitura para a turma de uma poesia.
Em uma roda de conversar fizemos a proposta de realizarmos um Sarau para apresentarmos as poesia para os pais.
No laboratório de informática, apresentamos alguns vídeos mostrando alguns Sarais e a forma como os alunos se apresentaram.
Na biblioteca filmamos algumas apresentações para avaliarmos juntos onde poderiamos melhorar.
Em roda de conversa discutimos quais seriam os preparativos necessários para nossa apresentação (
Convite, cartaz, arrumação da biblioteca).
No laboratório analisamos alguns cartazes e convites para podermos fazer os nossos, observando quais os itens se fariam necessários para que todos pudessem vir a ao Sarau.
Nosso Sarau aconteceu no dia 27 de maio de 2014 às 19h30 na Biblioteca de nossa escola, cada aluno fez seu convite que foi entregue aos pais, abaixo apenas um modelinho pois as ilustrações foram feitas de acordo com a poesia que os alunos iriam declamar no Sarau.
O SARAU
O Agente de Biblioteca Daniel montou uma bela mesa com muitos livros de poesias onde os pais e alunos puderam se deliciar com a variedade e o encanto das poesias de muitos autores.
A abertura foi realizada por nossa PAD Midiã.
A professoras Gisele e Veronica, apresentaram uma poesia e convidaram os pais a participarem do Sarau.
VOCÊ SABE COMO É O JOGO DE VARETAS?
Reunimos os alunos para jogar vareta, que é um jogo bem divertido e requer algumas habilidades como a atenção e a coordenação motora.
Depois de nos divertimos muito com com o jogo nos reunimos para uma roda de conversa, onde elencamos algumas hipoteses de como as pessoas conseguiriam jogar sem o auxilio de uma professora.
Trouxemos então alguns modelos de texto instrucionais, para que os alunos fizessem a observação do que é importante aparecer para que as pessoas consigam, apenas com a leitura fazer o que o texto se propõe a ensinar.
Realizamos então a reflexão sobre o texto instrucional e registramos as caracteristica do gênero.
O que deu origem ao trabalho abaixo apresentado.
Escrevendo o texto instrucional, com intervenção da professora.
TRABALHANDO COM O TANGRAN
Em
roda de conversa a professora contou a História do Tangram
No
laboratório de informática os alunos assistiram a um vídeo da história
E
realizaram a exploração do joguinho do tangran
Em artes as crianças estudaram sobre figuras geométricas e criaram
trabalhos envolvendo figuras através de desenho e recorte colagem
Depois de
explorarem o joguinho e seus níveis, cada dupla de alunos escolheu uma montagem
e explicaram a maneira como tinham resolvido o desafio.
Nosso
objetivo foi de trabalhar a oralidade e posteriormente encaminharmos para a
escrita de textos instrucionais que irão ser realizados em sala de aula ou no
laboratório coletivamente.
CONTOS DE FADAS
UTILIZANDO OS BONECOS PARA DAR VIDA AOS CONTOS DE FADAS TRABALHADOS EM SALA DE AULA.
CRIANDO UM DESENHO A PARTIR DE UMA FIGURA GEOMÉTRICA