2º Ano - 2015





A ÁGUA

Sensibilização:









Em  roda de conversa discutimos sobre o que a música diz, fizemos a ilustração da música que deu origem a um vídeo abaixo:








Os alunos realizaram pesquisas na Biblioteca assim como utilizaram o laboratório de informática procurando conhecer empresa responsável pela água que recebemos em nossa casa (SABESP), utilizamos para isso vários sites entre eles:

 http://www.clubinhosabesp.com.br/ 

http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/ 


Depois de feita a pesquisa, uma nova roda de conversa foi realizada discutimos sobre a problemática da água e o que fazer para diminuir o desperdício e como poderíamos registrar o que aprendemos, mais um vez a ideia do vídeo surgiu mais forte.  
Pesquisamos também algumas lendas e músicas folcloricas que envolvessem a água.




FEIRA DE CIÊNCIAS

Além dos vídeos os alunos apresentaram na feira de ciências um pouco sobre a densidade da água (bóia ou não bóia) 
Um material apenas flutuará sobre outro se sua densidade for menor. Se um material for mais denso que o outro, ele afundará.

Experimento para demonstrar que não é a massa, mas sim a densidade que influencia se um objeto flutuará ou não

http://escolakids.uol.com.br/densidade.htm


























FEIRA DE CIÊNCIAS














































OS CINCO SENTIDOS


SENSIBILIZAÇÃO




PESQUISA SOBRE OS SENTIDOS E OS CUIDADOS QUE TEMOS QUE TER COM CADA UM DELES.

Os alunos fizeram uma pesquisa na internet, escolheram uma página em comum junto com a professora fizeram a leitura da mesma e cada dupla falou um pouco sobre as coisas que considerou importantes  na página acessada. O foco da turma foi sobre os cuidados  que devemos ter com cada sentido.
























Em  sala de aula, foram realizadas brincadeiras para despertar os sentidos.
Para o sábado saudável as professoras Silvana, Angela e Daniele e os alunos montaram a sala dos sentidos. 
Que foi um sucesso!


  • Logo na entrada os alunos já se deparavam com os efeitos sonoros  no qual podiam identificar buzinas, som do mar, cachoeiras, trovões, etc; (AUDIÇÃO)
  • Passam por trabalhos feitos pelos alunos de diferentes texturas; (TATO)
  • Um vídeo que os alunos fizeram de dicas de cuidados para com os cinco sentidos com placas apenas para leitura. (VISÃO)
  • Uma mesa com alimentos diversos, onde os alunos puderam testar seu paladar e seu olfato.




























TRABALHANDO COM O TANGRAN


O tangram é um quebra-cabeça formado a partir de um quadrado que é decomposto em sete figuras geométricas, sendo elas cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Com o tangram é possível montar mais de 1.700 figuras, sendo ótimo para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade.
Além disso, podemos utilizar o tangram para desenvolver várias habilidades, como reconhecimento de figuras geométricas , semelhança de triângulos, ângulos e retas paralelas.
Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos. 


















Adicionar legenda