2º Ano - 2013

2º ANO 2013

2º ANO A - PROFESSORA VERA
2º ANO B - PROFESSORA FERNANDA
2º ANO C - PROFESSORA MARIA VERA
2º ANO D - PROFESSORA SANDRA
CANTANDO E ENCANTANDO COM
VINÍCIUS DE MORAES
Justificativa

Tanto a  linguagem oral quanto a escrita são duas excelentes fontes de comunicação, aliadas a tantas outras possibilidades. A justificativa deste projeto consiste em conhecer um autor, sua vida e obra e também sentir de forma prazerosa as mais variadas tipologias que ele escreveu. Cantar, declamar, decorar, compreender e sentir prazer em explorá-las.

Este propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências; além de explorar brincadeiras dirigidas, porém o foco maior do trabalho será na área de arte.

           Os poemas  e músicas serão  usados como intervenções pedagógicas seguidas de orientações didáticas e objetivos a serem alcançados.
A escolha de “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes, aconteceu  devido a Comemoração de seu Centenário em 2013 e à grande contribuição do livro e do CD , que reúne poemas infantis com caráter lúdico, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade, contidos na maioria dos poemas abrilhantados por grandes intérpretes da Música Popular Brasileira, tais como Elis Regina, Toquinho, Fagner, Tom Jobim, dentre outros.

              
As crianças serão estimuladas a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas, habilitando-o progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos, utilizando-se de gestos (mímicas) quando necessário ou solicitado; enfim, permitindo, através da leitura do poema,  e das músicas  a “brincadeira” com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: parlendas, trava-línguas, quadrinhos, adivinhas e canções. O CD da obra servirá como material de apoio.

               As várias formas de conhecimento serão estimuladas, todas as linguagens são sugeridas — a exemplo de leitura, leituras plásticas, músicas, pinturas, dramatizações, recontos, teatro de fantoches e colagens.


DESENVOLVIMENTO


Contar para as crianças fatos importantes da biografia do autor e apresentar o livro “Arca de Noé”.


Publish at Calameo or read more publications.


CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE A ARCA DE NOÉ


Publish at Calameo or read more publications.

Ler para as crianças alguns poemas como “O pato”, “A casa”, e indagar se já os conhecem.


Deixar que as crianças manuseiem o livro, chamando atenção para a forma da escrita dos textos.

Comparar os textos escritos no livro Arca de Noé com textos de histórias, bilhetes, etc mostrando a diferença na tipologia da escrita.

Após trabalhar uma sequencia de atividades com a música "A casa" as crianças  digitaram a música e lustraram no tuxpaint, com isso pudemos trabalhar com as crianças questões de escrita, segmentação de palavras e dúvidas ortográficas.





























  • Apresentar o texto: “As Borboletas”, fazendo a leitura.

As borboletas
(Vinicius de Moraes)
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na Luz
As belas borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as prestas, então…
Oh! que escuridão
  • Levantar questões sobre a compreensão do texto, indagando se todas as borboletas são iguais, o que difere uma da outra, quais características são expressas em cada cor.
  • Através de recorte e pintura, os alunos confeccionarão borboletas nas cores azuis, brancas, amarelas e pretas.





ENSAIO DO POEMA DE VINICIUS DE MORAES AS BORBOLETAS






FAZENDO A ANIMAÇÃO DA MÚSICA A CASA

Nos  arriscamos a fazer um Chroma key é uma técnica de efeito visual que consiste em colocar uma imagem sobre uma outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o verde ou o azul.
Ficou  legal, mas infelizmente nosso fundo não ficou tão bom ( somos amadores) e não conseguimos retirar totalmente o fundo, mas ficou bem bonito o trabalho do 2º ano da professora Maria Vera.





TRABALHANDO COM TARSILA
UTILIZANDO O PROGRAMINHA FOTOMIX, FIZEMOS ALGUNS TRABALHOS COM A PINTORA TARSILA DO AMARAL