ATIVIDADES 2012
PROJETO PRINCESAS E CASTELOS
PROFESSORAS:
ANGELA CRISTINA LANG
JUSSARA MARIA SOUZA RIBEIRO
MARIANNA DE O. FIGUEIREDO
PRISCILA RIBEIRO REIS ARAUJO
SANDRA REGINA DE PAULA CENZI
PAPE:
MAGALI A. RICHTER SOUZA
AGENTE DE BIBLIOTECA:
DANIEL PEREIRA DIAS
O PROJETO
JUSTIFICATIVA
O mundo dos contos de fadas pode trazer momentos de encantamento, sonhos, magia e é esse sentimento que queremos despertar em nossos alunos, juntamente com o gosto pela leitura.
OBJETIVOS
• Interessar-se em ler e ouvir histórias, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões em situações de leitura compartilhada e/ou recorrendo à biblioteca da escola.
• Ao escrever, garantir a seqüência de fatos e de acontecimentos do texto;
• Indicar leituras, fundamentando suas opiniões e preferências;
• Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
Incentivar o trabalho em equipe;
Incentivar o trabalho em equipe;
• Estimular a criatividade;
• Promover o hábito de leitura.
• Incentivar o trabalho em equipe.
DESENVOLVIMENTO
Branca de Neve e os sete anões
• Entrar no site e ver o trailer (laboratório de informática)
• Sensibilização: filme da Disney – Branca de neve e os sete anões
• Atividades de sala de aula:
Leitura da história
Utilizando fotos escrever a seqüencia dos fatos
Ordenar texto embaralhado
No laboratório
1ª aula (história da Branca de Neve e os Sete Anões)
Entrando no mundo das princesas http://www.disney.com.br/princesas/ (clicar na Branca de Neve) Jogar (Vestir a Branca de Neve para o Festival)
entrar no livrinho para fazer a leitura.
Joguinho mostrar foto – escrever qual a parte da história que a foto mostra.
Tirar fotos Meninos de príncipe e meninas de princesa, fadas
2ª e 3ª aula (Pinóquio)
Vamos conhecer algumas fadas e criar uma, editar o local onde mora e seu perfil.
(podemos montar um livro de fadas, suas características e o local onde mora.)
4ª aula –
Usando o foto mix tirar o fundo das fotos das crianças e colocar no cenário de uma história de contos de fadas.
5ª, 6ª aula – A princesa e o Sapo
ilustrar o trecho da história ( A princesa e o sapo) Utilizando o art pad , Cam Studio e o movie maker.
NA BIBLIOTECA
1ªaula – CD de áudio da Branca de Neve para que as crianças
2ª aula- Dramatização da história, utilizando vários recursos da biblioteca;
3ª aula – Assistir o vídeo da Branca de Neve
4ª aula- Leitura de uma história e leitura de algumas versões diferentes
5ª aula – Produção de escrita da conclusão da história nos dias atuais, tendo a Branca de Neve casada com o Príncipe.
“ As atividades na biblioteca e laboratório como em outros ambientes da escola, tiveram o objetivo de compor uma proposta de trabalho cujas diferentes linguagens e formas de manifestações culturais não se excluíssem, mas se complementassem.”
Produto final
Livrinho digital e impresso com a produção dos alunos.
ENTRANDO NO MUNDO DOS CONTOS
O mundo dos contos de fadas pode trazer momentos de encantamento, sonhos, magia e é esse sentimento que queremos despertar em nossos alunos, juntamente com o gosto pela leitura.
Fazendo a sensibilização do tema utilizando o site http://www.disney.com.br/DVD/brancadeneve/
com o trailer do filme Branca de Neve e os Sete Anões e entrando no link
Usando fantoches, história da Branca de Neve e os Sete Anões.
UM PEQUENOS ENSAIO.....
LEITURA DA HISTÓRIA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
FAZENDO A REESCRITA NA BIBLIOTECA DA HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE INVENTADO UM NOVO FINAL ESTA HISTÓRIA TÃO CONHECIDA!
DESENHANDO O FUNDO DA HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE , TIRANDO FOTOS E TIRANDO O FUNDO PARA FAZERMOS UMA MONTAGEM......
Modelos de fundo
TIRANDO FOTOS DAS PRINCESAS E PRINCIPES
2ªA
2ªB
2ªC
2ªD
2ª E
Depois de fazer o fundo e tirar as fotos é hora de montar tudo e juntar os dois.... Usamos um programinha que se chama fotomix.
2ªB
2ªC
2ªD
2ºE
Depois desta montagem os alunos digitaram no laboratório novo final escolhido para a história e usando o moviemaker transformamos as montagens em um pequeno vídeo.
Apesar de ser um projeto único, cada professora decidiu com sua sala a melhor maneira de encaminhar o trabalho, então existem diferenças de sala para sala.
E a produção final, deste trabalho deu origem ao vídeos abaixo:
2º ano A
2º ano B
2º Ano
O MARAVILHOSO MUNDO DAS FÁBULAS
PROFESSORAS:
JUSSARA MARIA SOUZA RIBEIRO
PRISCILA RIBEIRO REIS ARAUJO
SANDRA REGINA DE PAULA CENZI
PAPE:
MAGALI A. RICHTER SOUZA
AGENTE DE BIBLIOTECA:
DANIEL PEREIRA DIAS
Conhecer o maravilhoso mundo das fábulas, onde os animais e seres inanimados apresentam atitudes de humanas e através de "pequenas lições de moral" favorecem a reflexão de valores éticos que são importantes no dia a dia de todos nós.
O interesse dos alunos pelas fábulas foi grande o que levou a um enriquecimento dos trabalhos que acabou ficando com um formato de projeto.
Nosso maior objetivo neste processo foi de ampliar a possibilidades quanto a leitura e a escrita, avançando na apropriação da lingua culta e das caracteristicas próprias deste gênero textual, deixamos claro que acabamos avançando em outros gêneros como o jornalístico, mas que este não foi o nosso foco principal.
Para começar na biblioteca foi montada a exposição em mesa temática de todo acervo que a BEI dispunha sobre fábulas, assim, os alunos estabeleceram o primeiro contato com as fábulas.
Uma mesma fábula foi trabalhada de diversas formas para que as crianças pudessem ter contato com as mais diferentes versões e gêneros em que podemos apresentar uma mesma história, utilizando para isso os livros da biblioteca, vídeos do youtube, histórias em quadrinhos, desenhos animados entre outros.
Depois de trabalhar estes recursos inciamos o trabalho de reescrita da Fábula. Abaixo a Lebre e a Tartaruga.
....Ludicamente com leituras de outras fábulas e arte e colagem sobre a fábula "Assembléia dos ratos" ...
Uma forma de todos os animais aprenderem as "lições de moral" e não cairem nos mesmos erros aproveitando o que já acontece com os outros seria criando um jornal local o "JORNAL DO KAZUE"
onde os alunos foram responsáveis pela produção de seus próprios textos adaptando as suas produções para o jornal que levou algumas aulas em sala de aula, no laboratório fizemos a reconstituição através do desenho e na biblioteca com a ajuda do Daniel e da profª Magali e da professora da sala (Sandra e Priscila) gravamos o jornal. Levamos algumas aulas para isso.Veja o resultado abaixo.
Fábula " A cigarra e a Formiga"
2º Ano C - Profª Sandra Cenzi
2º Ano A Profª Priscila
Fábula " O Leão e Ratinho"
Nesta fábula, além da reescrita decidimos recriar os personagens utilizando vários recurso para isso, nosso ratinho foi criado com um mouse e nosso leão foi feito de dobradura. Com essa atividade trabalhamos com alunos a interpretação de texto através da representação, a sala da professora Priscila optou por continuar utilizando o formato de jornal, já a turma da professora Sandra trabalho um teatrinho.
2ª A- Profª Priscila:
2º C Profª Sandra Cenzi:
Fábula " Assembleia dos Ratos" 2º Anos A e C
Profªs Sandra Cenzi e Priscila
Para realizarmos a animação utilizamos as aulas de informática cada dupla fez a animação de pelo menos um trecho da história, utilizando um programinha da internet que se chama Artpad e utilizamos o CamStudio para gravar animação. Fizemos a gravação utilizando o netbook e no Movie Maker juntamos tudo. Ficou bem legal.
2º ano C
Profªs Sandra Cenzi e Priscila
Para realizarmos a animação utilizamos as aulas de informática cada dupla fez a animação de pelo menos um trecho da história, utilizando um programinha da internet que se chama Artpad e utilizamos o CamStudio para gravar animação. Fizemos a gravação utilizando o netbook e no Movie Maker juntamos tudo. Ficou bem legal.
2º ano C
2º ano A - ANA, CAROLINA, JOÃO PEDRO E MARCOS
2º ano A - LETICIA, PABLO, GUSTAVO E ENZO G.
2º ano A - MURILO, FABRICIO, ISABELA E GABRIELA
2º ano A - ANA BEATRIZ, ENZO M. , SABRINA E ANTHONNY
Fábula A lebre e a Tartaruga
A próxima fábula que começamos explorar foi a da Lebre e a Tartaruga e decidimos criar uma animação utilizando bonecos de massinha.
Os alunos se dividiram em grupos, cada grupo ficou responsável por uma tarefa, roteiro, personagens e os cenários, narração, movimentos dos bonecos. As fotos foram tiradas pela professora Magali e pelo Daniel da Biblioteca. As turminhas adoraram trabalhar com as massinhas e toda a organização da animação e o resultado ficou muito bom!
2º Ano C- Profª Sandra Cenzi
2º Ano A- Profª Priscila
PROFESSORA JUSSARA - 2º ANO B
Bastidores das produções!
Daniel responsável pela BEI e Profª Priscila. |
Profª Magali do laboratório |
TODO ESTE TRABALHO ACABOU ORIGINANDO UM DVD QUE FOI ENTREGUE AOS PAIS NO DIA DE NOSSA MOSTRA CULTURAL, QUE FOI UM SUCESSO!
NOSSA EXPOSIÇÃO RECEBEU O NOME DE HISTORINHAS DIGITAIS E REAIS, POIS TAMBÉM APROVEITAMOS PARA EXPOR O NOSSO.
CADA FILEIRA DO LABORATÓRIO APRESENTOU OS TRABALHOS DE UMA PROFESSORA E OS PAIS PUDERAM APRECIAR AS ANIMAÇÕES.
NO CORREDOR A EXPOSIÇÃO DOS CENÁRIOS E PERSONAGENS.
NOSSA EXPOSIÇÃO RECEBEU O NOME DE HISTORINHAS DIGITAIS E REAIS, POIS TAMBÉM APROVEITAMOS PARA EXPOR O NOSSO.
CADA FILEIRA DO LABORATÓRIO APRESENTOU OS TRABALHOS DE UMA PROFESSORA E OS PAIS PUDERAM APRECIAR AS ANIMAÇÕES.
NO CORREDOR A EXPOSIÇÃO DOS CENÁRIOS E PERSONAGENS.
UM CANTINHO DE LEITURA PARA CURTIR UM POUCO MAIS.
JUNTO COM AS FÁBULAS APRESENTAMOS :
O PROJETO MEMÓRIAS
No Projeto Memórias, em parceria com os 2os anos B e C, criamos um caderno de registros que intitulamos de: Memórias de Ontem, Histórias de Hoje. Neste, a cada dia um aluno o levava para casa e em uma folha descrevia a sua rotina diária e na outra folha a mãe e/ou pai relatavam uma lembrança de suas infâncias. Vale salientar que houve famílias que registraram momentos
dos avós.
O Caderno tinha de ser devolvido no dia seguinte para que todos os alunos pudessem escrever.
Durante a aula a criança ia à frente da sala e fazia a leitura em voz alta de sua escrita e dos registros familiares.
Nesta atividade de escrita e leitura as crianças criaram estratégias para reconhecerem seus erros e corrigi-los.
Foi nítida a alegria e satisfação de todos ao contar como foi a sua rotina. Durante a leitura dos relatos das famílias as crianças ficavam muito felizes e demonstravam entusiasmo ao poder compartilhar momentos vividos pelos seus pais e avós.
Os adultos registraram contentamento de poder dividir com todos os colegas de seus filhos e/ou netos tempos preciosos e importantes, que estavam guardados ou esquecidos.
O Sr. Augusto Cotrin, avó do aluno Murilo, veio a nossa escola participar de um bate papo com os 2os anos A, B e C, para contar a respeito de sua infância. As crianças criaram perguntas pertinentes a sua época de menino e ouviram histórias contadas por ele.
Esse projeto contribuiu muito para a formação de alunos leitores/escritores, visto que durante todas as etapas as crianças puderam desenvolver autonomia e aprimorar as suas habilidades de leitura e escrita.
Contos Infantis
O trabalho com contos como O Patinho Feio permitiram o desenvolvimento das crianças na leitura e produção de texto, pois as atividades baseadas nesse conto em particular foram desenvolvidas em etapas como:
LEITURA DO CONTO O PATINHO FEIO, SOCIALZIAÇÃO DE IMPRESSÕES SOBRE A HISTÓRIA. |
RELEITURA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE DESENHO DO CONTO. |
O TRABALHO DA PROFESSORA SANDRA CENZI COORDENANDO A TURMA. |
CONFECÇÃO DE FANTOCHES DO PATINHO. DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE. |
TRABALHO COM O CONTO EM OUTROS EM GÊNEROS DIFERENTES. AQUI ELES TRABALHAM O CONTO NO GÊNERO CORDEL. |
ENTRAR EM CONTATO COM O TEATRO DE CORDEL ILUSTRADO E COM XILOGRAVURAS, ILUSTRAÇÕES TÍPICAS DESSE TIPO DE TEXTO. |
OS ALUNOS ENTRANDO EM CONTATO COM TEXTO POR MEIO DA LEITURA ORAL. |
LEITURA EM GRUPO DO TEXTO. ENSAINDO A PEÇA O PATINHOE FEIO EM CORDEL. |
MOSTRA CULTURAL PROFESSORAS ANGELA E MARIANNA
Trabalho com fábulas realizado na biblioteca com ilustrações de fábulas realizadas pelos próprios alunos. No vídeo abaixo os alunos exibem os seus trabalhos .