2º Ano - 2012

ATIVIDADES 2012


PROJETO PRINCESAS E CASTELOS
PROFESSORAS:  
ANGELA CRISTINA LANG
JUSSARA MARIA SOUZA RIBEIRO
MARIANNA DE O. FIGUEIREDO
PRISCILA RIBEIRO REIS ARAUJO
SANDRA REGINA DE PAULA CENZI
PAPE:
MAGALI A. RICHTER SOUZA
AGENTE DE BIBLIOTECA:
DANIEL PEREIRA DIAS

O PROJETO


JUSTIFICATIVA
mundo dos contos de fadas pode trazer momentos de encantamento, sonhos, magia e é esse sentimento que queremos despertar em nossos alunos, juntamente com o gosto pela leitura.

OBJETIVOS

         Interessar-se em ler e ouvir histórias, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões em situações de leitura compartilhada e/ou recorrendo à biblioteca da escola.
         Ao escrever, garantir a seqüência de fatos e de acontecimentos do texto;
         Indicar leituras, fundamentando suas opiniões e preferências;
         Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
Incentivar o trabalho em equipe;
         Estimular a criatividade;
         Promover o hábito de leitura.
         Incentivar o trabalho em equipe.
DESENVOLVIMENTO
Branca de Neve e os sete anões
         Entrar no site e ver o trailer (laboratório de informática)
         Sensibilização: filme da Disney – Branca de neve e os sete anões
         Atividades de sala de aula:
*       Leitura da história
*       Utilizando fotos escrever a seqüencia dos fatos
*       Ordenar texto embaralhado

No laboratório
1ª aula (história da Branca de Neve e os Sete Anões)

*        http://www.disney.com.br/DVD/brancadeneve/  (assitir o trailer)
*       Entrando no mundo  das princesas  http://www.disney.com.br/princesas/  (clicar na Branca de Neve) Jogar (Vestir a Branca de Neve para o Festival)
entrar no livrinho para fazer a leitura.
*       Joguinho mostrar  foto – escrever  qual a parte da história que a foto mostra.

Tirar fotos Meninos de príncipe e meninas de princesa, fadas

2ª e 3ª  aula (Pinóquio)
Vamos conhecer algumas fadas e criar uma, editar o local onde mora e seu perfil.
(podemos montar um livro de fadas, suas características e o local onde mora.)


4ª aula –
*       Usando o foto mix tirar o fundo das fotos das crianças e colocar no cenário de uma história de contos de fadas. 
5ª, 6ª  aula – A princesa e o Sapo
*       ilustrar  o trecho da história ( A princesa e o sapo)  Utilizando o art pad , Cam Studio e o movie maker.


NA BIBLIOTECA


1ªaula – CD de áudio da Branca de Neve para que as crianças
2ª aula- Dramatização da história, utilizando vários recursos da biblioteca;
3ª aula – Assistir o vídeo da Branca de Neve
4ª aula- Leitura de uma história  e leitura de algumas versões diferentes
5ª aula – Produção de escrita da conclusão da história nos dias atuais, tendo a Branca de Neve casada com o Príncipe.

“ As atividades na biblioteca e laboratório como em outros ambientes da escola, tiveram o objetivo de compor uma proposta de trabalho cujas diferentes linguagens e formas de manifestações culturais não se excluíssem, mas se complementassem.”


Produto final

Livrinho digital e impresso com a produção dos alunos.

                          

ENTRANDO NO MUNDO DOS CONTOS
    

O mundo dos contos de fadas pode trazer momentos de encantamento, sonhos, magia e é esse sentimento que queremos despertar em nossos alunos, juntamente com o gosto pela leitura.
    Fazendo a sensibilização do tema utilizando o site   http://www.disney.com.br/DVD/brancadeneve/ 
com o trailer do filme Branca de Neve e os Sete Anões e entrando no link  

 









Usando fantoches, história da Branca de Neve e os Sete Anões.










UM PEQUENOS ENSAIO.....





LEITURA DA HISTÓRIA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES










FAZENDO A REESCRITA NA BIBLIOTECA DA HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE INVENTADO UM NOVO FINAL ESTA HISTÓRIA TÃO CONHECIDA!







DESENHANDO O FUNDO DA HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE , TIRANDO FOTOS E TIRANDO O FUNDO PARA FAZERMOS UMA MONTAGEM......

Modelos de fundo

TIRANDO FOTOS DAS  PRINCESAS  E PRINCIPES

2ªA


 
 









2ªB


 

2ªC

 
 


2ªD

 


 








2ª E

 

 






 Depois de fazer o fundo e tirar as fotos é hora de montar tudo e juntar os dois.... Usamos um programinha que se chama fotomix.


 


 





2ªA
 


 
 


2ªB


 

 

2ªC








2ªD


 

 

 


2ºE


 


 
 

Depois desta montagem os alunos digitaram no laboratório novo final escolhido para a história e usando o moviemaker transformamos as montagens em um pequeno vídeo.
Apesar de ser um projeto único, cada professora decidiu com sua sala a melhor maneira de encaminhar o trabalho, então existem diferenças de sala para sala.  
 E a produção final, deste trabalho deu origem ao vídeos abaixo:

2º ano A



2º ano B



2º Ano




O MARAVILHOSO MUNDO DAS FÁBULAS


PROFESSORAS:  
JUSSARA MARIA SOUZA RIBEIRO
PRISCILA RIBEIRO REIS ARAUJO
SANDRA REGINA DE PAULA CENZI
PAPE:
MAGALI A. RICHTER SOUZA
AGENTE DE BIBLIOTECA:
DANIEL PEREIRA DIAS


Conhecer o maravilhoso mundo das fábulas, onde os animais e seres inanimados apresentam atitudes de humanas e através de "pequenas lições de moral" favorecem a reflexão de valores éticos que são importantes no dia a dia de todos nós.
O interesse dos alunos pelas fábulas foi grande o que levou a um enriquecimento dos trabalhos que acabou ficando com um formato de projeto.
Nosso maior objetivo neste processo foi de ampliar  a possibilidades quanto a leitura e a escrita, avançando na apropriação da lingua culta e das caracteristicas próprias deste gênero textual, deixamos claro que acabamos avançando em outros gêneros como o jornalístico, mas que este não foi o nosso foco principal.

 Para começar na biblioteca  foi montada a exposição em mesa temática de todo  acervo que a BEI dispunha sobre fábulas, assim, os alunos estabeleceram o primeiro contato com as fábulas.






Uma mesma fábula foi trabalhada de diversas formas para que as crianças pudessem ter contato com as mais diferentes versões e gêneros em que podemos apresentar uma mesma história, utilizando para isso os livros da biblioteca, vídeos do youtube, histórias em quadrinhos, desenhos animados entre outros.
Depois de trabalhar estes recursos inciamos o trabalho de reescrita da Fábula. Abaixo a Lebre e a Tartaruga.



  



....Ludicamente com leituras   de outras fábulas  e  arte e colagem sobre a fábula "Assembléia dos ratos" ...











Uma forma de todos os animais aprenderem as "lições de moral" e não cairem nos mesmos erros aproveitando o que já acontece com os outros seria criando um jornal local o "JORNAL DO KAZUE"
onde os alunos foram responsáveis pela produção de seus próprios textos adaptando as suas produções para o jornal que levou algumas aulas em sala de aula, no laboratório fizemos a reconstituição através do desenho e na biblioteca com a ajuda do Daniel e  da profª Magali e da professora da sala (Sandra e Priscila) gravamos o jornal. Levamos algumas aulas para isso.Veja o resultado abaixo.



     Fábula " A cigarra e a Formiga"

2º Ano C - Profª Sandra Cenzi









                                                   2º Ano A  Profª Priscila


                                                           







Fábula   " O Leão e Ratinho"

Nesta fábula, além da reescrita decidimos recriar os personagens  utilizando vários recurso para isso, nosso ratinho foi criado com um mouse e nosso leão foi feito de dobradura. Com essa atividade trabalhamos com alunos a interpretação de texto através da representação, a sala da professora Priscila optou por continuar utilizando o formato de jornal, já a turma da professora Sandra trabalho um teatrinho.  


2ª A- Profª Priscila:




2º C Profª Sandra Cenzi:





Fábula " Assembleia dos Ratos" 2º Anos A e  C
Profªs Sandra Cenzi e Priscila

Para realizarmos a animação utilizamos as aulas de informática  cada dupla fez a animação de pelo menos um trecho da história, utilizando um programinha da internet que se chama Artpad e utilizamos o CamStudio para gravar  animação.  Fizemos a gravação utilizando o netbook e no Movie Maker juntamos tudo. Ficou bem legal.

2º ano C





2º ano A - ANA, CAROLINA, JOÃO PEDRO E MARCOS








2º ano A - LETICIA, PABLO, GUSTAVO E ENZO G.





2º ano A - MURILO, FABRICIO, ISABELA E GABRIELA








2º ano A - ANA BEATRIZ, ENZO M. , SABRINA E ANTHONNY






Fábula A lebre e a Tartaruga

A próxima fábula que começamos explorar foi a da Lebre e a Tartaruga e decidimos criar uma animação utilizando bonecos de massinha.
Os alunos se dividiram em grupos, cada grupo ficou responsável por uma tarefa, roteiro, personagens e os cenários, narração, movimentos dos bonecos. As fotos foram tiradas pela professora Magali e pelo Daniel da Biblioteca. As turminhas adoraram trabalhar com as massinhas e toda a organização da animação e o resultado ficou muito bom! 



































          
2º Ano C- Profª Sandra Cenzi









                                                   
2º Ano A- Profª Priscila




PROFESSORA JUSSARA - 2º ANO B
                             Bastidores  das produções!


Daniel responsável pela BEI e Profª Priscila.

Profª Magali do laboratório








TODO ESTE TRABALHO ACABOU ORIGINANDO UM DVD QUE FOI ENTREGUE AOS PAIS NO DIA DE NOSSA MOSTRA CULTURAL, QUE FOI UM SUCESSO!
NOSSA EXPOSIÇÃO RECEBEU O NOME DE HISTORINHAS DIGITAIS E REAIS, POIS TAMBÉM APROVEITAMOS PARA EXPOR O NOSSO.





 CADA FILEIRA DO LABORATÓRIO APRESENTOU OS TRABALHOS DE UMA PROFESSORA E OS PAIS PUDERAM APRECIAR AS ANIMAÇÕES.







NO CORREDOR A EXPOSIÇÃO  DOS CENÁRIOS E PERSONAGENS.







UM CANTINHO DE LEITURA PARA CURTIR UM POUCO MAIS.


JUNTO COM AS FÁBULAS APRESENTAMOS :

O PROJETO MEMÓRIAS




No Projeto Memórias, em parceria com os 2os anos B e C, criamos um caderno de registros que intitulamos de: Memórias de Ontem, Histórias de Hoje. Neste, a cada dia um aluno o levava para casa e em uma folha descrevia a sua rotina diária e na outra folha a mãe e/ou pai relatavam uma lembrança de suas infâncias. Vale salientar que houve famílias que registraram momentos
dos avós.
O Caderno tinha de ser devolvido no dia seguinte para que todos os alunos pudessem escrever.
Durante a aula a criança ia à frente da sala e fazia a leitura em voz alta de sua escrita e dos registros familiares.
Nesta atividade de escrita e leitura as crianças criaram estratégias para reconhecerem seus erros e corrigi-los.
Foi nítida a alegria e satisfação de todos ao contar como foi a sua rotina. Durante a leitura dos relatos das famílias as crianças ficavam muito felizes e demonstravam entusiasmo ao poder compartilhar momentos vividos pelos seus pais e avós.
Os adultos registraram contentamento de poder dividir com todos os colegas de seus filhos e/ou netos tempos preciosos e importantes, que estavam guardados ou esquecidos.





O Sr. Augusto Cotrin, avó do aluno Murilo, veio a nossa escola participar de um bate papo com os 2os anos A, B e C, para contar a respeito de sua infância. As crianças criaram perguntas pertinentes a sua época de menino e ouviram histórias contadas por ele.





Esse projeto contribuiu muito para a formação de alunos leitores/escritores, visto que durante todas as etapas as crianças puderam desenvolver autonomia e aprimorar as suas habilidades de leitura e escrita.





Contos Infantis
O trabalho com contos como O Patinho  Feio permitiram  o desenvolvimento das crianças na leitura e produção de texto, pois   as atividades baseadas nesse conto em  particular foram desenvolvidas em etapas como:
LEITURA DO CONTO O PATINHO FEIO, SOCIALZIAÇÃO DE IMPRESSÕES SOBRE A HISTÓRIA.
 RELEITURA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE DESENHO  DO CONTO.



O TRABALHO DA PROFESSORA SANDRA CENZI COORDENANDO A TURMA.



CONFECÇÃO DE FANTOCHES DO PATINHO. DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE.







TRABALHO COM O CONTO EM OUTROS EM GÊNEROS DIFERENTES. AQUI ELES TRABALHAM  O CONTO NO GÊNERO CORDEL.



 ENTRAR EM CONTATO COM O TEATRO DE CORDEL ILUSTRADO  E COM XILOGRAVURAS, ILUSTRAÇÕES TÍPICAS DESSE TIPO DE TEXTO.



OS ALUNOS ENTRANDO EM CONTATO COM TEXTO POR MEIO DA LEITURA ORAL.


LEITURA EM GRUPO DO TEXTO. ENSAINDO A PEÇA O PATINHOE FEIO EM CORDEL.


MOSTRA CULTURAL PROFESSORAS ANGELA E MARIANNA
Trabalho com fábulas realizado na biblioteca com ilustrações de fábulas realizadas pelos próprios alunos. No vídeo abaixo os alunos exibem os seus trabalhos .